quinta-feira, 24 de março de 2011

Show de calouros: só faltou a buzina do Chacrinha!

Finalmente o debate de Macaé aconteceu. Foi uma decepção total, mas aconteceu.
Debate engessado, onde a CCPS (Comissão Coordenadora do Processo Sucessório) parece ajudar a nivelar por baixo a campanha, fazendo seleção de perguntas "convenientes" ou "inconvenientes". Perguntas "repetidas" (foi o que disseram)...

Por exemplo, eu queria perguntar o seguinte:

1) Nas últimas eleições para Reitor a participação dos eleitores nos três segmentos (professores, estudantes e servidores) tem sido muito baixa. Por exemplo: na última eleição a UFRJ tinha 61.212 eleitores, sendo que apenas 10.583 votaram; ou seja: apenas 17% se dispuseram ou foram motivados a votar. O quadro fica mais gritante quando comparamos o nível de participação de cada segmento: enquanto 63% dos professores votaram, apenas 45% dos servidores técnico-administrativos e, pasmem, 10% dos alunos votaram. A atual eleição caminha na mesma direção e me parece os candaditos, suas chapas e as regras aprovados no CONSUNI não contribuem para uma maior participação. O que vocês (candidatos) acham dessa situação? Essa eleição será mais um fiasco?

2) A UFRJ fez 90 anos e sempre teve reitores do sexo masculino. Mais uma vez não teremos a oportunidade de elegermos uma Reitora. O Brasil já tem uma mulher na Presidência da República. Os principais cabos e caciques eleitorais do Campus UFRJ Macaé são homens, o que prenuncia uma reprodução da UFRJ-Capital. Pergunto:

(1º) Você (candidato) acha que política é coisa de homem?

(2º) Você acha que a UFRJ é mais conservadora do que a sociedade brasileira também na questão de gênero?

Enfim: saí de lá totalmente frustado, talvez tão frustrado quanto aqueles que já declararam apoio a candidatos que se enrolam nas palavras, são totalmente sem carisma, lêem respostas prontas trazidas de casa ou não conseguem movimentar sequer o pescoço em cima da cabeça etc.

Apostei todas minhas fichas nos candidatos que vieram pela primeira vez a Macaé, mas o desempenho de cada um deles (os dois), será motivo de uma postagem amanhã.

Mas pior do que assistir ao debate é não ter assistido e votar pelo cabresto de alguém.

Pior de tudo isso é... deixa prá lá... cada cabeça uma sentença! (A costela estava boa?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário