terça-feira, 22 de março de 2011

Aos estudantes do Campus UFRJ Macaé

Quem foi pego de surpresa mas está querendo participar com consciência de eleições tão importantes para a UFRJ e mais ainda para o Campus UFRJ Macaé, precisa conhecer o Regimento Eleitoral, o qual está disponível em http://www.ufrj.br/docs/2011/regimento-eleitoral-2011.pdf

O aspecto que acredito mais importante nessa eleição é o voto paritário. Ou seja: o conjunto de votos dos estudantes vale o mesmo que o conjunto de votos dos docentes e o mesmo que o conjunto de votos dos funcionários.

Como os estudantes são mais numerosos, essa matemática faz com que o voto individual de um estudante tenha menos valor do que o de um professor ou de um servidor técnico-administrativo, por exemplo.

Mas isso não importa. O peso dos estudantes em conjunto é muito grande, pois é igual ao dos outros dois segmentos. Por isso, os estudantes não podem entrar nessa eleição no cabresto de ninguém e deixar que alguns docentes comandem os dois currais eleitorais por onde querem fazer passar todos nós que estamos dormindo.

Vocês têm que se unir em torno dos centros acadêmicos dos diferentes cursos e tentar articular uma pauta unificada com a maioria desses centros acadêmicos. (Talvez alguns desses CAs já tenham se articulado com algumas dessas chapas!)

A mobilização irá forçar que essas chapas os procurem e se não os procurarem vale à pena demonstrar a força desses votos no 1º turno para forçar a conversa no 2º turno.

Isso tudo que estou falando para vocês vale também para a categoria dos funcionários, que têm o mesmo peso e é tão relegada.

Se vocês estiverem dispostos, tentamos articular estudantes e servidores técnico-administrativos num mesmo movimento, mas posso adiantar que nós servidores estamos totalmente desmobilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário