sábado, 30 de abril de 2011

Mais números: confirmação do impacto da Campanha pelo BOICOTE do 2º Turno!



Vamos fazer agora um retrospecto da participação nos dois turnos das eleições, comparando o nível de participação dos três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) na UFRJ toda com esse mesmo nível de participação dos eleitores no Campus UFRJ Macaé. Isso vai nos possibilitar uma verificação da tese de que a Campanha pelo BOICOTE, em Macaé, teve êxito.

Vamos apresentar os números (eles não mentem, jamais!?)...

1º Turno) UFRJ toda
a) Docentes = 2706 eleitores;
b) Técnico-administrativos = 5145 eleitores;
c) Estudantes = 8346 eleitores;
d) TOTAL = 16197 eleitores.

2º Turno) UFRJ toda
a) Docentes = 2524 eleitores;
b) Técnico-administrativos = 4957 eleitores;
c) Estudantes = 6953 eleitores;
d) TOTAL = 14434 eleitores.

1º Comentário) Na UFRJ toda, a participação dos docentes caiu do 1º para o 2º turno em 6,73%; a dos técnico-administrativos caiu 3,65%; e a dos estudantes caiu 16,69%.

1º Turno) Apenas Macaé
a) Docentes = 87 eleitores;
b) Técnico-administrativos = 74 eleitores;
c) Estudantes = 372 eleitores;
d) TOTAL = 533 eleitores.

2º Turno) Apenas Macaé
a) Docentes = 79 eleitores;
b) Técnico-administrativos = 59 eleitores;
c) Estudantes = 377 eleitores;
d) TOTAL = 515 eleitores.

2º Comentário) Em Macaé, a participação dos docentes caiu do 1º para o 2º turnos em 9,20%; a dos técnico-administrativos caiu 20,27%; e a dos estudantes cresceu 1,34%.

COMENTÁRIO FINAL:

PARTE I) A queda na participação dos docentes e dos técnico-administrativos foi muito maior em Macaé. A queda na participação dos docentes de Macaé foi quase 50% maior do que na UFRJ toda (9,20% contra 6,73%). A queda na participação dos técnico-administrativos de Macaé foi cerca de 450% maior em Macaé do que na UFRJ toda (20,27% contra 3,65%). Isso significa que a Campanha pelo BOICOTE teve amplo sucesso entre os docentes e técnico-administrativos de Macaé.

PARTE II) Quanto aos estudantes de Macaé, a princípio estão de parabéns por outro motivo que também pode ser comemorado: porque demonstraram mobilização maior no 2º turno, invertendo a tendência de queda na participação deste segmento que imperou na UFRJ toda. Mas ressalvo que esse crescimento ainda é uma incógnita para mim, pelos mesmos motivos que apresentei na primeira análise que fiz sobre os resultados das eleições em Macaé e da Campanha pelo BOICOTE: a Campanha não se direcionou ou não alcançou mesmo os estudantes e, por outro lado, não sei ainda quantos estudantes do Polo Barreto deixaram de votar no 1º turno porque teriam que votar nas urnas localizadas no Polo Universitário ou Cidade Universitária de Macaé. No 2º turno eles puderam votar na urna do Polo Barreto, onde estudam, e isso pode ter incluído um contingente que não havia tido a oportunidade de votar no 1º turno, o que seria uma demanda reprimida e não um movimento de maior participação ou engajamento no processo eleitoral.

PARTE III) Mas o que é líquido e certo: a Campanha pelo BOICOTE impactou inegavelmente as eleições em Macaé. Vitória do protesto que faz parte da democracia e é um instumento de cidadania válido! Viva a democracia!

P.S.: Isso em nenhum aspecto tira o mérito das duas Chapas que concorreram no 2º Turno e, principalmente, da vitória da Chapa 10 (Levi & Ledo). Tiveram muitos votos, ambas, prevalecendo, incontestávelmente, a Chapa que trouxe o projeto de continuar o que o Prof. Aloísio Teixeira iniciou em parceria com o Governo Federal (Lula-Dilma-Haddad)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário